Educação

Uma ferramenta para auxiliar na Matemática

Secretaria de Educação e Desporto distribui jogos de xadrez a cinco escola de Pelotas

Divulgação -

Considerado como um excelente suporte pedagógico - devido à sua relação com diversas disciplinas, como a Matemática, por exemplo -, o jogo de xadrez agora está ao alcance de alunos de cinco escolas municipais de Pelotas. A distribuição de 115 tabuleiros e de 15 relógios para a prática do esporte ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), para diretores e alguns estudantes interessados em desenvolver habilidades mentais e aprimorar memória, concentração e tomada de decisões.

Os coordenadores responsáveis pelo Projeto de Xadrez, a professora de Matemática, Letícia de Aquino Neumann, e o de Educação Física, Felipe Nogueira, explicam que a ideia surgiu a partir do convite do governo do Estado, em parceria com o Programa RS Seguro, para participarem do curso de formação junto aos professores de 11 escolas da rede. Destas, apenas cinco estiveram presentes: as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Independência, Francisco Caruccio, Mário Meneghetti, Almirante José Saldanha da Gama e Núcleo Habitacional Dunas. A proposta, no entanto, é que mais educandários possam formar multiplicadores dessa metodologia.

A entrega dos kits foi feita pela titular da Smed, secretária Adriane Silveira, e pela diretora Executiva da pasta, Clotilde Victória. Quem estava ansioso pelo jogo era o aluno Wendrique Luiz Coelho Ribeiro, do Núcleo Habitacional Dunas. “Eu jogo um pouco. Na minha rua tem tabuleiros na praça, mas meu pai não deixa eu ir sozinho jogar, pois há pessoas que fumam no local”, disse o menino, que agora poderá desenvolver suas habilidades dentro da escola.

Para a coordenadora Letícia, o xadrez melhora o raciocínio e a concentração dos alunos, além de estimular a paciência. Também ajuda as crianças e os adolescentes a lidarem melhor com o sentimento de perda. O aumento do rendimento escolar e da autoestima, a diminuição da evasão escolar e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à comunidade escolar são outras consequências. “Todas as aulas do projeto, que integra a Base Nacional Comum Curricular, estão ligadas com as disciplinas. Este jogo de tabuleiro é considerado como esporte também, disputado por dois participantes, cada um representado por peças de cores opostas, com o objetivo de conquistar o ‘rei de seu adversário’”, explicou a professora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UBS Porto fecha mais cedo nesta terça-feira

Crescimento no ranking nacional do saneamento Próximo

Crescimento no ranking nacional do saneamento

Deixe seu comentário